
No último dia 2 de agosto , foi divulgada a publicação do historiador e psicopedagogo Mateus Barroso Sacoman sobre a Síndrome de Irlen pela revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Segundo a Drª. Débora Silva de Castro Pereira, o artigo “A Síndrome de Irlen: diagnóstico e o contexto e intervenção” tem a intenção de, através do levantamento de estudos e materiais sobre o tema, determinar as definições e sinais da síndrome, abordando também as dificuldades geradas por ela nos mais diversos âmbitos de convivência e explicitar alguns métodos de intervenção, registrando ainda algumas situações e caminhos para uma reflexão que contribua para a prática do profissional que lida com todo esse processo.
Sobre a Síndrome
A síndrome de Irlen, de caráter hereditário, constitui-se numa alteração visuoperceptual, originada por um descompasso da aptidão de adaptação à luz que gera alterações no córtex visual, assim como déficits na leitura, entre tantas outras dificuldades, interferindo diretamente no processo de aprendizagem, afetando o rendimento escolar e as relações interpessoais dos indivíduos com a síndrome.
Segundo Sacoman, é de extrema importância que sejam desenvolvidos trabalhos acadêmicos que abordem esta temática, apontando os procedimentos para a identificação e intervenção desta alteração visuoperceptual. Além disso, a ideia foi fornecer contribuições para debates e discussões em torno do assunto; contribuindo assim para que os diversos profissionais, sejam eles professores, psicopedagogos, psicólogos, entre outros, que estão relacionados com a área de educação e aprendizagem e também a área médica, saibam estabelecer o tratamento correto e procedimentos a serem desenvolvidos com as pessoas, em idade escolar ou não, que apresentem indícios desta síndrome, para que possam ser adequadamente assistidos, proporcionando assim a possibilidade de uma aprendizagem e uma vida satisfatória.
Confira o artigo na íntegra: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/exportar-pdf/603/v36n110a10.pdf