Dicas de História para o ENEM 2019

maratona enem 2019

Quais conteúdos de História mais aparecem no Enem?

Segundo um levantamento do Poliedro, os temas mais presentes nos últimos anos são:

História do Brasil

•    Segundo Reinado (12,3%)
•    Governos pós-Ditadura Militar (12,3%)
•    Era Vargas (11,1%)
•    República Velha (9,9%)
•    Administração colonial (4,9%)
•    Ditadura Militar (4,9%)
•    Sistema e economia colonial (4,9%)
•    República Populista (2,5%)
•    Crise do Sistema Colonial (2,5%)
•    Processo de Independência (1,2%)

História Geral

•    Segunda Guerra Mundial e suas consequências (13,6%)
•    Baixa Idade Média (8,6%)
•    Grécia e Roma (4,9%)
•    Reformas e Revoluções (2,5%)
•    Segunda Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial (1,2%)
•    Grandes Navegações (1,2%)
•    Revolução Industrial e Iluminismo (1,2%)

Antes das dicas para a prova de 2019, vamos ao Enfoque do ENEM em 2018

Foram 9 questões que envolveram temas brasileiros:

maratona enem 2019_2.jpg

Nos conteúdos gerais tivemos 6 questões:

maratona enem 2019_3.jpg

Na MARATONA ENEM DE 2018, 59% das dicas sobre os conteúdos de História acabaram aparecendo na prova, por isso, vamos a elas para o ano de 2019:

maratona enem 2019_4.jpg

Costumeiramente, sempre aponto um tema-chave para o conteúdo de História ou até mesmo para a redação. Este ano, o tema sobre os processos imigratórios espalhados pelo mundo podem aparecer como “pano de fundo” para várias questões. Além disso, os protestos e movimentos pró-democracia na América do Sul também devem se fazer presentes (com mais ênfase para os movimentos da Venezuela e Argentina devido a temporalidade mais afastada em relação à elaboração da prova).

maratona enem 2019_5.jpg
Disponibilizado pelo site G1.com

Por fim, com o auxílio do Poliedro Resolve, vamos analisar quatro questões-chave que representam as novas configurações de conteúdos históricos dentro do ENEM (habilidades e conteúdos exigidos dos alunos) nos últimos anos. A última delas, na verdade, é uma exemplificação de conteúdos históricos que podem aparecer em perguntas de outras disciplinas.

maratona enem 2019_6.jpg

Rosa Parks foi uma ativista negra que, na década de 1950, ganhou notoriedade por se recusar a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, iniciando, assim, o movimento “Boicote aos ônibus de Montgomery”, em um período em que a luta contra a segregação racial nos EUA ganhou fôlego. Sendo assim, resposta D.

maratona enem 2019_7

Getúlio Vargas é o “queridinho” do ENEM. Seja atrelado à Revolução de 1930, à ditadura conhecida como Estado Novo ou o governo democrático que findou com o seu suicídio, o “pai dos pobres” e “mãe dos ricos” tem presença quase que constante. Nesse caso, ainda que o aluno não conheça o conteúdo de forma aprofundada, a imagem nos revela uma ação muito comum do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) durante o Estado Novo (1937-1945) ao propagandear uma suave e carismática imagem do vovô Getúlio. Portanto, item D.

maratona enem 2019_8.jpg

Aqui, temos ênfase às figuras femininas em um processo histórico importante para o país, o abolicionismo (esses temas ganharam força nos últimos anos). Uma leitura despretensiosa pode levar o aluno a assinalar o item  A, porém, também com apoio do texto, principalmente na “fala” de Francis Clotilde, entendemos que a resposta correta é o item E. Tanto Emília Freitas, quanto Maria Tomásia participaram, no fim do século XIX, de um grupo chamado Sociedade das Senhoras Libertadoras, no Ceará, combatendo a escravidão no país.

maratona enem 2019_9.jpg

Por fim, nosso último objeto de análise, não é uma questão divulgada como conteúdo de História, mas exige do aluno o conhecimento do contexto das décadas de 1930, 1940 em diante, no que tange a relação mulher e sociedade. A partir da análise do texto da propaganda, extremamente estereotipado, e o intuito do produto apresentado, concluímos que o item B está correto.

Enfim, uma atenção maior aos movimentos sociais, aspectos culturais, rupturas nos processos históricos e valorização da multiplicidade dos modos de se viver, conectados às questões políticas, econômicas e sociais ganharam ênfase na composição do último ENEM e, provavelmente, serão mantidas para 2019.

*O material disponibilizado aqui é fruto da MARATONA ENEM 2019 da equipe Ensino Qualis (Poliedro) de Adamantina-SP.

** A sessão Fogueira dos Alunos é área do História & Literatura especializada em conteúdos de História para vestibulares e ENEM. Fique ligado 😉

Publicado por

Mateus Sacoman

Professor universitário, historiador e psicopedagogo. Apaixonado por futebol, comida, viajar e rock 'and' roll.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s